domingo, 16 de janeiro de 2011

Uma questão de peso e de auto estima (este post vai ser longo...)

Um dos motivos que me levou a criar este blog, para além da vontade que tinha de ter um espaço de partilha da minha vida como mãe, dona de casa, mulher, professora..., foi o facto de lidar, desde sempre, com os quilos a mais (com menos 15 kg eu estaria bem melhor!) e achar que faltava na blogosfera um espaço onde as mulheres com este problema procurassem mostrar-se no seu melhor.

Explico melhor: adorando navegar pela internet à procura de blogs sobre os mais diversos temas, sempre que entro no mundo da blogosfera light, verifico que as postagens relativamente ao estado actual das bloggers, assim como as imagens de si que adicionam, são quase sempre depreciativas. Outra coisa que reparo é que, nos blogs fashionistas, as bloggers são sempre magras e elegantes e, se encontro blogs onde as big girls mostram os seus outfits, raramente me identifico com as escolhas.

Eu, para além de assumir o meu excesso de peso, assumo-me como uma pessoa bastante vaidosa. Adoro arranjar-me, combinar acessórios, calçar sapatos altos...Acho que isso me valoriza e ajuda, por vezes, a desviar a atenção dos outros mais para as minhas roupas do que para o meu corpo (dentro em breve começarei a postar alguns looks).

Se quero dizer com isto que devemos manter-nos gordas e ignorar esse problema? Obviamente que não!
Eu própria estou em luta constante contra este problema e quem me conhece sabe que há anos que eu vivo em dieta, alternada com períodos em que descarrilo completamente e volto a engordar, pois adoro comer. Aliás, o meu processo de aprendizagem passa precisamente por aí: emagrecer e manter-me com um peso aceitável  (jamais serei magra, pois a minha constituição física não é essa)... E espero consegui-lo!

Aquilo que eu acho que está errado é a quase anulação de si e do seu corpo que as mulheres fazem quando estão descontentes com o peso que ostentam, vivendo em função do dia em que vão atingir o peso ideal. O dia em que, ah, aí sim, sairão à rua e brilharão.

E entretanto? Onde está a essência da mulher? O amor por si? O prazer de se arranjar, de se cuidar?

E se o processo de emagrecimento for longo?

Por isso, a começar HOJE, todos os dias devem ser "o dia". Abram o roupeiro e façam experiências... Certamente haverá uma combinação desta e daquela peça que vos vai fazer sentir mais bonitas. Juntem um colar ou uns brincos que sobressaiam no conjunto. Depois, passem à caixa da maquilhagem e, no final, por que não, ousem com uns saltos altos!

Finalmente, ergam a cabeça e avancem para vida, pois gordas, magras ou assim-assim, são MULHERES e, dentro de cada uma de vós, há certamente algo de  EXTRAORDINARIAMENTE BELO!


(Estando à espera do momento certo para falar deste assunto, este post deu-me o mote. Obrigada Mommy Kiki!)

3 comentários:

  1. É de louvar uma mulher bem arranjada, e ainda mais sendo ela uma pessoas mais curvilinia...Tu paraces bem bonita e decerto, com altos e baixos, um dia ainda vais ter o teu peso ideal...força.

    Nós mulheres somos de fases, eu sou magra, mas de que me vale se ás vezes(por acaso raras) não me apetece vestir, arranjar tanto...mas por acaso sou (bastante) vaidosa e num simples fato treino tenho de me sentir bonita na msm.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Tânia!Não vou desistir de chegar lá, disso tenho a certeza!

    ResponderEliminar
  3. Uau! Que honra, já servi de musa inspiradora para um post! Só por isso já valeu a pena! :)
    Tem toda a razão! Eu acho que a beleza numa mulher está na auto-estima. Uma mulher lindíssima e magra não tem obrigatóriamente mais charme que uma mulher mais redondinha. É tudo uma questão de atitude! ;)

    ResponderEliminar