terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vida de Gorda!

A minha incursão pelas dietas começou cedo.
Com 17 anos e 92 quilos decidi que estava cansada de ser gorda e, em poucos meses e com a ajuda de um medicamento que comprei às escondidas dos meus pais com o dinheiro do mealheiro, emagreci uma série de quilos que...recuperei pouco tempo depois.

E foi só o princípio de um sem número de dietas rápidas, mas com resultados muito pouco duradouros. Têm dúvidas sobre alguma dieta? Perguntem que eu esclareço! Acho que as conheço (e experimentei ) quase todas!

Há pouco tempo falava com a minha grande amiga A. sobre este meu percurso tortuoso e ambas concluímos aquilo que eu já estava farta de saber: enquanto eu encarar a dieta como um sacrifício e um processo de privação pelo qual é preciso passar até poder voltar a comer de tudo, eu NUNCA vou alcançar definitivamente os meus objectivos.

O que eu preciso aprender a fazer  é a mudar os meus hábitos alimentares de forma gradual e permanente e a concentrar-me muito mais nessa alteração efectiva do que na descida marcada pela balança.
Se conseguir fazê-lo demorarei provavelmente muito mais tempo a chegar onde quero, mas obterei certamente resultados mais definitivos.

Eu sei isto tudo...mas é tão difícil mudar esta minha cabeça gorda e não desistir a meio do percurso.

 É verdade, logo eu, que me orgulho de nunca ter desistido de nada na vida e de ter sempre conseguido atingir os meus objectivos, não sei onde hei-de ir procurar essa força!

11 comentários:

  1. Olá Paula
    Antes demais obrigada por ser seguidora do meu cantinho.
    Também sempre tive uma batalha contra o peso, na minha vida. Gosto de comer, sim senhora. Já fiz mts dietas, e cada vez que acabava engordava mais. Em Setembro estava com 86 kgs e resolvi que assim não podia ser. Pocurei mais uma dieta assistida e emagreci até agora 11 kgs. Não é fácil, mas tenho de meter na cabeça que não posso comer tudo o que gosto e na quantidade que quero. Reduzi porções, aboli alguns alimentos e tento ter mais cuidado comigo.
    Vai ver que tambem vai conseguir. Se eu puder ajudar, dar força, é só dizer.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Ana! Sabe sempre bem saber que não sou a única nesta luta e que há quem já esteja a chegar lá!

    ResponderEliminar
  3. Também passei pelo mesmo. Aprendi a importância de passarmos bons hábitos alimentares aos nossos filhos porque uma criança gorda é um fardo para a vida!
    As dietas não são solução, o que se tem de mudar é a nossa cabeça e meter na cabeça que a reeducação alimentar é para a vida! Concordo com o que disse a Ana Maria! O segredo está numa alimentação equilibrada e exercício para sempre! Parece dificil, mas o corpo habitua-se e torna-se um hábito!

    ResponderEliminar
  4. Nao desistas , essa força acabará por aparecer, brevemente o tempo mudará virá sol e ai sim mais disposição para manter uma alimenação mais cuidada, mais saladinhas , agua, tu sabes como é.:)

    ResponderEliminar
  5. Imagino o qto é dificil...eu nunca foi GORDA mas ja fui bem roliça...e dizer nao a um mil-folha a rir para mim é uma tortura ;(

    Força...muita força de vontade

    ResponderEliminar
  6. olá... eu também tentei de tudo porque sempre fui gorda (obesa). Desta vez consegui esse processo que anseias: habituar-me a comer de forma diferente! Eu sei que é uma decisão para a vida pois se voltar a comer como antes (que não era o exagero que poderiam pensar pelo meu peso) eu voltaria a engordar os kilos todos que já eliminei... e foram já muitos! Por isso força, tenho a certeza que irás conseguir esse objectivo!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelos vossos comentários! São, sem dúvida, uma motivação extra para seguir em frente!

    ResponderEliminar
  8. Este post podia ser meu, também esta é a história da minha vida. Lamento, mas não posso ajudar... apenas sofrer contigo;)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga P. Tal como dizes, sempre foste uma mulher que vai à luta e, melhor que isso, estás habituada a vencer. És daquele tipo de pessoa "Muralha da China" - o único monumento que se vê da lua! Para mim, isso que estás a sentir hoje tem a ver com o nosso karma: tudo o que queremos tem momentos tortuosos até chegar a nós! Mas acabamos sempre por conseguir! E tu vais conseguir, que eu sei! Já nos estou a ver, numa esplanada da costa do sol e, alguém com bom gosto, vai mandar-te um piropo, como há alguns anos aconteceu no Bairro Alto, lembras-te?

    ResponderEliminar
  10. Eu também já exprimentei de tudo, dietas, nutricionistas, Tallon, Póvoas, suplementos alimentares, enfim...
    A última dietista disse-me uma coisa que até concordo, eu estou para a comida com os toxicodependentes estão para a droga...VICIADOS!

    Emagrecer começa na nossa cabeça...

    Podemo-nos juntar as duas e desafiarmo-nos, e ver quem perdeu mais quilinhos até ao Verão ;)

    bjs
    Sj

    ResponderEliminar
  11. Olá Paula, olha identifico-me contigo. Tenho alguns quilos a mais e também não é que goste. Felizmente não tenho problemas de saúde, mas gostava de me ver mais elegante mas como viste no meu blog eu adoro cozinhar e como boa cozinheira tenho que provar tudo! ;)

    Mas já estive mais longe de iniciar uma alimentação mais equilibrada. Adorei o blog! Vou passar por cá muitaaas vezes. Beijinhos

    ResponderEliminar